sexta-feira, 30 de abril de 2010

Otávio Nogueira: um líder e suas histórias!

Realizando atendimento no seringal Montevidéu, na Comunidade Santa Helena, em Brasiléia; tive a honra de conhecer o senhor Otávio Nogueira, nordestino, baixinho, retirante do sertão cearense que encontrou nessas terras acreanas um lugar para fixar raízes. Levou a sério o preceito bíblico de criar e procriar.

Muitos filhos, netos e bisnetos. Dono de uma conversa franca, cativante. Um caboclo simples, mas de uma sabedoria incrível. Por muitos anos sindicalista em Brasiléia, um defensor dos agricultores e povos da floresta. Conversar com ele é vivenciar, sentir na essência como surgiu o movimento sindical nesta região.

Seu Otávio, como o conhecem na Comunidade Santa Helena, é do tipo de gente que gosto de conhecer, o nordestino expansivo! É daqueles com quem conversamos horas a fio sem que ele torne-se repetitivo. Uma conversa agradável. Ao ouvi-lo contar histórias ocorridas há décadas, tive a nítida impressão de que parecem ter ocorrido à bem pouco tempo, tamanho o entusiasmo desse amigo.

Das dificuldades enfrentadas ao chegar criança a nossa região; dos empates com os fazendeiros do sul do país que chegavam ao Acre; da vivência com Wilson Pinheiro e Chico Mendes; da luta no movimento sindical de Brasiléia; da aventura sem sucesso pela política, tudo isso faz parte do extenso repertório de Seu Otávio.

Aí um homem que merece ser homenageado nas festividades do centenário de Brasiléia. Afinal a história também é feita de homens e mulheres simples, do povo, da luta cotidiana por dias melhores ­– no caso do Acre, por nordestinos que vieram para juntar-se aos milhares de soldados da borracha espalhados pela Amazônia.

sábado, 24 de abril de 2010

Comunidade tarauacaense reunida!!

Fantástica! É a palavra com que descrevo o encontro da comunidade tarauacense residente em Rio Branco. De cara, encontrei com pessoas que há muito tempo não as via. Conheci outras que há décadas ouço falar em seus nomes. Amigos de nossa família. Amigos de infância.

É bacana reencontrar pessoas com as quais, pelos caminhos que escolhemos ou somos condicionados a caminhá-los fazem com que nos distenciemos delas. Ouvir e saber um pouco mais da história de nossa terra, saber que de lá existem muitos vencedores, pessoas que merecem nosso respeito.

Parabenizo à equipe que pensou esse evento, que o fez de uma forma simples e elegante. A todos os que se empenharam na empreitada de comemorar o aniversário de nossa terra. Foi interessante ver pessoas de várias matizes ideológicas, com suas diferenças; mas que as esqueceram em prol de dar mais alegria à todos nós tarauacanses, descendentes e simpatizantes que estavam lá no Juventus.

Que venham mais encontros de nossa gente!!

Parabéns Tarauacá!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

JUIZ ELEITORAL DA 6 ª ZONA REALIZA AUDIÊNCIAS PARA DISCUTIR A CRIAÇÃO DE NOVOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

O Juiz Eleitoral da 6ª Zona, Danniel Gustavo Bomfim Araújo da Silva, reuniu-se em 19 de abril com a população de Brasiléia e Epitaciolândia para conversar sobre a criação de novos locais de votação na zona rural dos dois municípios.

O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Sebastião Dantas, em Brasiléia. Contou com a participação do Ministério Público Eleitoral, jornalistas, líderes de associações de moradores, vereadores, representantes de partidos políticos e comunidade em geral.

De acordo com Danniel Gustavo Bomfim Araújo da Silva, Juiz Eleitoral: “A audiência pública é uma forma de manter um contato mais próximo com a população, ouvir as sugestões das pessoas, descobrir formas de tornar mais fácil o exercício do voto nas localidades mais distantes de nossa zona rural.”

A partir das indicações colhidas na audiência pública serão visitadas diversas localidades da zona rural de Brasiléia e Epitaciolândia para verificar a viabilidade de serem instaladas seções eleitores nesses locais. “Parabenizamos a iniciativa da Justiça Eleitoral em instalar seções eleitorais nos locais mais distantes de nossa região, afinal isso é uma forma de inclusão social” afirmou Erizete Morais, vereadora em Brasiléia.

Estreando na net

Bem, há tempos acompanho esse universo chamado "blogsfera". Têm blogs para todos os gostos. Gente falando de alfinete a foguete; com isso estou entrando nesse mundo virtual. Usar esse espaço para falar de coisas amenas, expor idéias e pensamentos.